SIGMINE – Veja como usar no seu Processo DNPM

1
48

SIGMINE – APRENDA COMO USAR

 

Saiba como usar o SIGMINE para descobrir se a área que desejo está livre para entrar com um processo no DNPM?

Para saber se uma área já está onerada ou não por algum processo do DNPM é necessário acessar o sistema do DNPM chamado de SIGMINE. Esse sistema foi desenvolvido para as pessoas buscarem informações atualizadas às áreas dos processos minerários cadastrados no DNPM. É possível ver também outras informações geográficas de interesse do setor, produzidas por outros órgãos públicos, por exemplo, Área de Proteção Ambiental, áreas de bloqueio etc.

Para verificar se uma área está livre, elaborei esse passo a passo para você verificar no SIGMINE.

Para acessar o sistema SIGMINE, é só seguir o passo a passo abaixo:

1)Entrar na página do SIGMINE no DNPM:

http://www.dnpm.gov.br/assuntos/ao-minerador/sigmine

Esse link é dentro do SIGMINE:

http://sigmine.dnpm.gov.br/webmap/

2) Dentro do sistema clicar no desenho da seta conforme a figura abaixo;

sigmine_dnpm_menu

3)Aparecerá uma caixa abaixo e a direita, onde você deve colocar os pontos de coordenadas de latitude e longitude, conforme figura abaixo:

sigmine_dnpm_coordenada

4) Pronto. O SIGMINE mostrará se nessa área existe algum processo. Veja abaixo o resultado de uma consulta aleatória:

sigmine-como-usar

 

Pronto. Agora você já sabe se na sua área pretendida existe algum processo. Na imagem acima o que esta de verde e amarelo são áreas que estão oneradas por processos no DNPM.

VEJA ALGUMAS DICAS EXTRAS:

  • Caso tenha algum processo em sua área, pegue o número do processo DNPM e faça uma consulta no cadastro mineiro do DNPM( https://sistemas.dnpm.gov.br/SCM/Extra/site/admin/dadosProcesso.aspx ) para saber a situação do processo.
  • Verifique se o processo está ativo no cadastro mineiro.
  • Verifique nos eventos os andamentos do processo. Às vezes o processo está inativo e o cadastro mineiro não foi atualizado. Por exemplo, numa consulta ao cadastro mineiro de uma autorização de pesquisa com alvará vencido e nos eventos não consta a entrega do Relatório Final de Pesquisa. Essa área estará livre no primeiro dia útil seguinte ao término do alvará. Não é necessário esperar o DNPM atualizar os dados desse processo. Outro exemplo, numa consulta ao cadastro mineiro verifica que no processo de licenciamento o título venceu e nos eventos não consta a solicitação de prorrogação. A área desse processo do DNPM estará livre no primeiro dia útil seguinte ao término do Registro vencido.
  • Na hora de preencher as coordenadas da poligonal do seu processo licenciamento em divisa de município, verificar se tem a intenção de lavrar nos dois municípios, pois basta apenas um pedacinho da coordenado em um município para o sistema considerar a área em 2 municípios.
  • Última dica, é possível a solicitação de redução de área após o inicio do processo no DNPM.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde!
    Sou formado em gestão ambiental e trabalhei por 18 anos na área de gestão ambiental de uma multinacional. Porém fui desligado da empresa e a única forma de conseguir continuar mantendo meus compromissos de formação de meus filhos foi partir para consultoria ambiental. Não entendo praticamente nada sobre registro de DNPM, mas as orientações deste site me ajudou muito. Agradeço muito pelas explicações
    Rogelio

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui